A importância de um mentor

em cada etapa da vida profissional

John B. Pinto

(619-223- 2233; pintoinc@aol.com) é o presidente da J. Pinto & Associates Inc., uma empresa de consultoria em clínicas oftalmológicas

fundada em 1979, com escritórios em San Diego, Califórnia. Seu livro,

 

Ophthalmic Leadership: A Practical Guide for Physicians, Administrators, and Teams, está disponível na livraria da ASOA (http://asoa.org/educational-resources/ bookstore/ophthalmic-leadership-practical-guide-physicians-administra tors-and).

Existem muitas diferenças entre um bom gestor e um gestor excepcional. Um gestor excepcional demonstra mais curiosidade, mais disciplina e mais perseverança. Eles atingem níveis altíssimos de domínio técnico, não gostam de ficar às cegas e são mais obcecados com detalhes.

Os gestores excepcionais transmitem uma confiança que provém de muitas vitórias profissionais e que reforça suas aptidões de liderança nas reuniões da diretoria, possibilitando aprovações mais rápidas e resultando ainda em mais conquistas…um círculo virtuoso.

 

O SEGREDO DA EXCELÊNCIA

Uma educação formal é um bom começo, mas é só o começo. O fator mais importante para determinar se um bom gestor se tornará um excelente gestor pode ser resumido em uma única palavra: “mentoria”, uma forma de ensino altamente especializada e um conjunto de práticas de aprendizagem para toda a vida.

A mentoria é o meio-termo entre uma educação tradicional, como a que recebemos na universidade, e (no caso das melhores relações de mentoria) o tipo de apoio objetivo e positivo que pais eficazes proporcionam. A mentoria é amável, generosa e flexível, bastante diferente das rígidas expectativas de um chefe ou de um professor de ensino médio.

Como gestor (ou como chefe de departamento ou médico que lê este artigo), você deve estar atento à importância da educação, não apenas no sentido formal de escolaridade, mas no sentido cotidiano, do dia a dia. Um ex-professor me disse que “a vida se resume a ensinar e aprender”. Pensando bem, isso é exatamente o que você faz durante toda a semana.

  • Você recebe o demonstrativo de contas a pagar mais recente.

  • Você descobre, com base nos dados, que as contas em aberto estão ficando sem movimentação.

  • Você se reúne com seu supervisor de faturamento e juntos descobrem que há uma desaceleração nos pagamentos e falta de pessoal no departamento.

  • Em seguida, vocês instruem o departamento de faturamento sobre como resolver o problema grave de liquidez, e você comunica à diretoria suas descobertas, a escassez de recursos e o plano de ação.

 

O CAMINHO PARA A EXCELÊNCIA

Encontrar um mentor, esse mestre especial em sua vida, é fácil, embora muitos não se esforcem nessa busca. Executivos jovens acham que seus colegas mais antigos não estariam interessados em ajudar um gerente júnior. Não seja tímido. Os mentores se beneficiam da experiência tanto quanto seus mentoreados (leia no artigo complementar na página seguinte).

Ser um bom mentoreado também é fácil. As regras são apenas cinco:

  1. Busque um mentor cujas habilidades coincidam com suas necessidades específicas. Talvez você tenha sorte em encontrar um mentor que atenda a todas as suas necessidades, mas não há nenhuma regra sobre ter somente um mentor de cada vez. Peça orientação ao seu contador sobre análise financeira e a seu médico preferido sobre a ciência médica oftalmológica.

  2. VOCÊ é responsável por iniciar a relação. É bem simples, basta dizer algo como “Eu admiro mesmo como você Gostaria de aprimorar meu desempenho nessa área. Você poderia ser meu mentor?”

  3. VOCÊ é responsável por nutrir a relação. Assim como nas amizades, a relação entre mentor e mentoreado precisa evoluir. Mantenha o contato (mas sem assediar). Experimente fazer tudo o que seu mentor sugerir (não resista nem deixe de fazê-lo). Dê feedback ao seu mentor sobre o resultado de suas sugestões.

  4. Não desperdice o tempo de seu mentor. Prepare-se para cada sessão de mentoria. Faça perguntas inteligentes para as quais somente seu mentor tenha respostas; não pergunte sobre coisas que possam ser pesquisadas na internet.

  5. Demonstre gratidão. Ofereça algo em troca a seu mentor. Informe

sobre seu progresso. Após o fim da relação formal de mentoria, escreva uma carta ou um e-mail a seu mentor, informando sobre como você continua progredindo em sua vida profissional graças à orientação que tão gentilmente ele ou ela lhe deu no passado. AE

LASOA is a division of the Latin American Society of Cataract and Refractive Surgeons (ALACCSA-R)

© 2017 LASOA • 2446 W Whittier Blvd, Montebello, CA  90640-3041, USA

TEL. 323 887 8888

www.lasoa.org